SOMOS TODOS UM





Apresentação
O Instituto INVAR, organização do terceiro setor sem fins lucrativos em parceria com a Conceitos Educacional, apresentam o Projeto Somos Todos UM, trata de uma material didático voltado para as questões que envolve a inclusão social e a cidadania para os alunos do ensino fundamental I. A proposta é desenvolver nos espaços escolares a concietização social dos alunos dos primeiros anos de alfabetização proporcionando uma visão mais ampla do mundo e do comportamento humano e social. Será proporcionado aos docentes formação dentro da proposta e desenvolvimento de atividades voltadas para os conceitos abordados. A seguir apresentamos um escopo do projeto e podemos afirmar que a experiencia e aplicabilidade deste projeto tem sido extremamente importante nos indices do IDEB no Estado do Ceará, onde está sendo aplicada a proposta do projeto.

PROPOSTA DE PROJETO EM DIREITOS HUMANOS E PARA A CIDADANIA NO ENSINO FUNDAMENTAL I
A Educação em Direitos Humanos e para a cidadania pautada na Declaração Universal dos Direitos Humanos, visa possibilitar no contexto da sala de aula a formação ética, crítica e política de Sujeito de direitos. A coleção Somos Todos Um – Direitos Humanos e Cidadania, apresenta uma proposta pedagógica através de reflexões, diálogos, projetos sobre temas relacionados à vida coletiva na sua inteireza e complexidade, como também, na construção social do ser humano pautada, prioritariamente, sob a luz dos direitos humanos. O foco central incidirá sobre os direitos humanos, suas políticas e lutas históricas, no ECA, na cidadania exercida no dia a dia e na coletividade, no respeito ao ser humano, animais e natureza (todos como parte indissociáveis da natureza), na diversidade, na solidariedade e na dignidade humana. As propostas das atividades envolvem oralidade (rodas de conversas, Contações de histórias, debates, opiniões, senso reflexivo-crítico, depoimentos), atividades em grupos (leitura, escrita, uso das mídias digitais) e execuções de projetos na escola (arte, jornalismo, campanhas, publicidade, etc.) ligados aos temas dos direitos humanos. O objetivo da coleção é tratar os direitos humanos como base e inspiração para o desenvolvimento da vida e do ser humano, compreendê-los como algo palpável, realista, comum a todos e todas, de possível visualização e aplicação no cotidiano. Assim, a coleção idealiza minimizar barreiras sociais, homogeneizar práticas entre o que se faz na escola e o que se faz fora da escola, diluir tabus e preconceitos, substituir padrões de exclusão por atitudes inclusivas.

A proposta da coleção visa ainda, promover um diálogo entre educadores e educandos, através de atividades e vivências relacionados aos temas a seguir:

Dignidade da pessoa humana;
Igualdade de direitos;
Reconhecimentos e valorização da vida, das diferenças e da diversidade;
Democratização da educação;
Transversalidade.

Com temas atuais e em questão, contribuindo para uma reflexão nos modos de ser e agir e na formação de sujeitos de direitos para uma mudança na educação e transformação social.
Tal educação deve afirmar valores e estimular ações que contribuam para a transformação da sociedade, tornando-a mais humana, socialmente justa e, também, voltada para a preservação da natureza. Como processo educativo, a Educação em Direitos Humanos é um chamamento à responsabilidade que envolve a ciência e a ética. E um dos instrumentos de que a sociedade dispõe no momento para recriar valores perdidos ou jamais alcançados.

Objetivos da Coleção ▪ Incentivar o trabalho colaborativo, em que o diálogo indicará os caminhos para construção das relações;
▪ Estimular a curiosidade e o espírito investigativo sobre determinado problema ou contexto, de tal forma a possibilitar ao aluno um encontro com a realidade e se for o caso, sua transformação;
▪ Os Conteúdos selecionados visam contribuir para o aperfeiçoamento da capacidade de observar, apreender e estabelecer relações entre as transformações que ocorrem e o contexto em que está inserido;
▪ Tornar transdisciplinar a abordagem do conjunto de conteúdos de modo que o aluno enriqueça a visão de conjunto das diversas inter-relações existentes sem descuidar da dimensão histórica;
▪ Dar a esse ensino uma dimensão mais humana e social sem perder sua especificidade;
▪ Construir uma metodologia capaz de oferecer condições para se implementarem práticas educativas que possam ser vivenciadas no cotidiano escolar dentro de uma perspectiva de construção do conhecimento e que estimulem a criatividade dos alunos.

A proposta integra o trabalho com a Coleção Somos todos um- Direitos humanos e cidadania, aos encontros de Formação de professores, e assessoria as equipes gestoras. A serem descritas a seguir:

Formação Continuada de Professores e Gestores
A formação dos educadores terá como principal objetivo fortalecer a metodologia proposta através de estudos teóricos e vivências práticas elucidando possíveis dúvidas e dificuldades que possam ocorrer durante o uso da Coleção Somos Todos Um em sala de aula. Serão dois encontros presenciais com Professores e Coordenadores totalizando uma carga horária de 16h/a.



São Paulo, 24 de abril de 2019

Prof. Douglas Aparecido Sakumoto

Presidente