PROJETO RECUPERAÇÃO DE AREAS RURAIS/URBANAS


APRESENTAÇÃO
O Instituto de Educação e Tecnologia Vale do Ribeira- INVAR em parceria com o Instituto de Agronomia e Tecnologia Koichi Sakumoto – IAKOS, desenvolveram o projeto de recuperação de áreas de descarte de lixo orgânicos e inorgânicos, promovendo a remoção dos dejetos e implantando a cultura de hortaliças e legumes em uma região do Estado de São Paulo, Vale do Ribeira onde a monocultura de banana é predominante.
Esta parceria pode promover nas instalações do Instituto IAKOS, o desenvolvimento de cursos e ações junto a população local de uma cultura diversificada e capaz de atender a localidade e até fornecer alimentos sadios para a escolas municipais através do programa agricultura família.
O projeto está em vigo a mais de 5 anos, com resultados positivo onde uma área de descarte de lixo, tornou-se produtiva e de relevância para todo o município de Miracatu. Hoje Miracatu virou um exemplo para o Vale do Ribeira de sustentabilidade para o meio ambiente.

A Foto ilustra o local já limpo e retirado o lixo e em estado para começar a preparação da terra.
A Construção da sede para implantação do Projeto.
O local já cultivável em fase de colheita para atender a população e escolas.
A sede já funcionando com seus colaboradores e voluntários.
Neste espaço foram cultivados diversos tipos de hortaliças como; couve, alfaces de diversas espécies, acelga, temperos verdes, berinjela, repolho, pimentas, jiló, pepino, quiabo, almeirão, mandioca e outras.