PROJETO CONSCIENCIA ALIMENTAR NUTRICIONAL AMBIENTAL



Apresentação
O Projeto CONSCIÊNCIA ALIMENTAR E NUTRICIONAL AMBIENTAL para a comunidade constitui-se de ações sobre educação alimentar para crianças em idade escolar iniciando na pré-escola das comunidades atendidas pelo projeto Consciência Alimentar Ambiental, que atende mais de 6321 (seiscentos e trinta e dois mil) beneficiários entre crianças e idosos, por meio de atividades lúdicas, oficinas de culinárias e palestras, abordando temas sobre alimentação e nutrição, com o intuito de sensibilizar a população para melhorar a qualidade e o valor nutricional da dieta.

PROPOSTA DE PROJETO EM DIREITOS HUMANOS E PARA A CIDADANIA NO ENSINO FUNDAMENTAL I
Com temas atuais e em questão, contribuindo para uma reflexão nos modos de ser e agir e na formação de sujeitos de direitos para uma mudança na educação e transformação social.
Tal educação deve afirmar valores e estimular ações que contribuam para a transformação da sociedade, tornando-a mais humana, socialmente justa e, também, voltada para a preservação da natureza. Como processo educativo, a Educação em Direitos Humanos é um chamamento à responsabilidade que envolve a ciência e a ética. E um dos instrumentos de que a sociedade dispõe no momento para recriar valores perdidos ou jamais alcançados.

OBJETIVOS / PÚBLICO ALVO / LOCAL DE ATUAÇÃO

2.1. OBJETIVO GERAL
O objetivo principal do Projeto é sensibilizar a população a respeito da alimentação saudável, por meio de atividades de educação nutricional, preferencialmente para as crianças em idade escolar beneficiárias do Projeto Consciência Alimentar Ambiental

2.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Promover educação nutricional às crianças beneficiárias do Projeto Consciência Alimentar Ambiental, inserindo o conceito de alimentação saudável e equilibrada; Ministrar cursos, palestras e atividades de incentivo à utilização integral de alimentos, consumos de alimentos nutricionalmente adequados e difusão de técnicas para o uso racional das matérias-primas; Mobilizar as crianças e, consequentemente, incentivar as mesmas a transmitirem aos seus familiares a importância da alimentação e multiplicar os conhecimentos sobre segurança e educação alimentar; Difundir conhecimentos em nutrição, técnicas de preparo e higiene na manipulação de alimentos, melhorando assim, a qualidade da alimentação e otimizando a renda familiar dos beneficiários; Realizar antropometria, identificar os hábitos alimentares das crianças beneficiárias do Projeto Consciência Alimentar Ambiental (início e final do projeto), disponibilizando indicadores nutricionais como base para a formulação e implementação de políticas públicas relacionadas à saúde e qualidade alimentar.

2.3. Público Alvo
Crianças, em idade pré-escolar16 Regiões Administrativas do Estado de Pernambuco, preferencialmente beneficiários do Projeto Consciência Alimentar Ambiental.

2.4. LOCAL DE ATUAÇÃO
Os cursos voltados às crianças em idade pré-escolar serão realizados nas próprias escolas das comunidades em parceria com o governo local e entidades sociais parceiras do Projeto Consciência Alimentar Ambiental no Município de Ipojuca - PE.

3. MATERIAIS E MÉTODOS
Serão executados pelo INVAR serviços operacionais (visita técnica, antropometria e identificação dos hábitos alimentares), cursos para crianças preferencialmente beneficiários do Projeto Consciência Alimentar Ambiental além de serviços de capacitação para os cursos supracitados.

Baixe o procedimento completo.

São Paulo, 24 de abril de 2019

Prof. Douglas Aparecido Sakumoto

Presidente